Filosofia e Podcast

AUTORA
Professora Cellem Daylane Sansana Ferreira, 5º ano A e B

O saber filosófico com crianças vem ao encontro com o que há de mais importante na educação: desenvolver nas alunas e alunos as habilidades e competências em um processo dialógico e dessa maneira fazer com que o diálogo vá para além da sala de aula, e seja assunto com as pessoas de seu convívio, porque aprendem a observar o mundo em que se vive para formular conceitos próprios por autonomia.

A Filosofia não é uma disciplina oficialmente obrigatória nos anos iniciais do ensino fundamental, porém apresentar e construir juntamente com os alunos e alunas momentos de reflexão, auxilia na formação de adultos sem preconceitos, criteriosos em suas escolhas, prontos e a se colocarem no lugar do outro e a fazerem uma escuta atenta.

Está atividade que tem como base o pensar filosófico vem sendo desenvolvida na Escola Municipal Professora Loise Foltran de Lara com os alunos dos 5° anos A e B. Elas aconteceram de maneira remota com encontros semanais por videoconferência e suscitados nestes encontros temas como o amor, as memórias, a religião, a saudade e tantos outros assuntos que a Filosofia ao longo dos séculos também se questionou.

Nos encontros as crianças são convidadas, metodologicamente provocadas a pensar, a desenvolver o pensamento crítico-criativo-cuidadoso.

Ao final da conversa, cada aluno desenvolve seu texto colocando todas as suas observações e seu entendimento sobre o assunto abordado no encontro. Esses textos se transformam em “podcasts”, onde ficam disponíveis para a apreciação de toda a comunidade escolar e demais professores também podem fazer uso em suas escolas.

“Fizemos o uso da tecnologia por meio de uma plataforma de áudio disponível na internet para atingir um grande número de pessoas, já que estamos em meio da uma pandemia e a interação e a socialização dos textos de forma presencial estavam e ainda está inviável. São as próprias crianças que gravam os “podcasts” e me mandam. Eu os formato de acordo com o que pede a plataforma e as disponibilizo online para o público.”

Fazer a Filosofia com as crianças é pensar em uma possibilidade de integrar a disciplina no currículo das escolas públicas de nossa cidade, sendo um grande passo para a educação municipal.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que presente vou dar?